Localização
Com 611 km2 de superfície, o concelho de Tavira é o terceiro maior dos 16 Concelhos que constituem o Algarve. Está situado na zona do Sotavento e a sua paisagem é caracterizada por três unidades distintas - Litoral, Barrocal e Serra.

O concelho de Tavira, antes da reforma territorial de 2013,  dividia-se em 9 freguesias: Santiago, Santa Maria, Conceição, Cabanas, Santa Luzia, Luz de Tavira, Santo Estêvão, Cachopo e Santa Catarina. Após essa reforma, ocorreu a união entre as freguesias de Santa Maria e Santiago, originando a freguesia de Tavira, a freguesia da Luz de Tavira e a de Santo Estêvão juntaram-se formando a freguesia de Luz de Tavira e Santo Estêvão e as freguesias de Conceição e Cabanas agregaram para dar origem à freguesia de Conceição e Cabanas de Tavira.
A sua população residente ronda as 25000 pessoas, cerca de 36% da qual vive na sede do Concelho.
Os alunos são provenientes da área do concelho de Tavira que integra freguesias urbanas e rurais, desde o interior da serra algarvia ao meio litoral, incluindo o meio piscatório. A esta heterogeneidade da população escolar, tanto pela origem como pelos contextos sócio-culturais, acrescem alunos de famílias provenientes de países de expressão portuguesa e da União Europeia, bem como de países de leste.

A Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira, integrada na área Educativa do Algarve, é a única do concelho com este nível de ensino. Situa-se na rua Luís de Camões, no espaço da antiga Quinta da Saúde, tem uma boa acessibilidade, relativamente à estação de caminhos-de-ferro e aos eixos rodoviários.



A Escola Básica 2,3 D. Paio Peres Correia, situa-se no lado nascente da margem do rio Gilão, na Rua Jorge Corvo, junto à Escola da Horta do Carmo, partilhando com esta escola um espaço escolar único. O pavilhão desportivo municipal e as piscinas municipais localizam-se na sua vizinhança. Serve as populações nessa área de residência que estudem desde o 5º ano até ao 9º ano.


A Escola Básica da Horta do Carmo, situa-se no lado nascente da margem do rio Gilão, na Rua Jorge Corvo, junto à Escola Básica 2,3 D. Paio Peres Correia, partilhando com esta escola um espaço escolar único. O pavilhão desportivo municipal e as piscinas municipais localizam-se na sua vizinhança. Serve as populações nessa área de residência que estudem desde o jardim de infância até ao 4º ano.


A Escola Básica com Jardim Infantil de Conceição - Tavira, situa-se na localidade de Conceição de Tavira e serve as populações dessa área de residência que estudem desde o jardim de infância até ao 4º ano.


A Escola Básica de Cabanas - Tavira, situa-se na localidade de Cabanas de Tavira e serve as populações dessa área de residência que estudem desde o 1º ano até ao 4º ano.
  
Última actualização: 2017-05-22 16:13:18