História

Na década de 70, funcionou em Tavira um pólo do liceu de Faro, que estava administrativamente ligado à escola técnica, ocupando o edifício conhecido como Palácio da Galeria e outras dependências nas proximidades.
Após o 25 de Abril de 1974, a antiga escola técnica passa a ser designada por Escola Polivalente de Tavira. Depois adquiriu o título de Escola Secundária de Tavira, com a reforma do sistema educativo da década de 80.
Devido ao crescente número de alunos e à falta de espaço que daí adveio, é nesta altura que se inauguram as instalações onde ainda hoje funciona, embora sem as obras estarem concluídas, pelo que passou a funcionar sem a existência do bloco 4 e do pavilhão de Educação Física. Estes dois edificios foram construídos mais tarde.
Por proposta da escola e com a concordância da Câmara Municipal de Tavira, a partir de 2006, a escola adquire a denominação de Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira (diário da república – II série, 8 de Março de 2006), em homenagem ao médico exemplar e politico interventivo no que concerne à educação e cultura que foi o Dr. Jorge Augusto Correia.

A Escola Básica 2,3 D. Paio Peres Correia, está instalada num edificio construído de raíz em meados da década dos anos noventa do século passado, e resultou do crescente aumento populacional e expansão da cidade de Tavira para o lado nascente. Situa-se perto do pavilhão desportivo municipal e das piscinas municipais e partilha um espaço escolar comum com a Escola Básica da Horta do Carmo.
Com a introdução da figura dos agrupamentos verticais, a Escola Básica 2,3 D. Paio Peres Correia, a Escola Básica da Porta Nova, a Escola Básica c/ Jardim Infantil de Conceição e a Escola Básica de Cabanas de Tavira constituiram o Agrupamento Vertical de Escolas D. Paio Peres Correia, cuja sede era a Escola Básica 2,3 D. Paio Peres Correia.

A Escola Básica da Horta do Carmo, é uma nova construção escolar inaugurada em 2013 (inicia atividades no ano letivo de 2013/14), partilha um espaço escolar comum com a Escola Básica 2,3 D, Paio Peres Correia e a sua construção levou à mudança de instalações da Escola Básica da Porta Nova tendo as instalações desta escola sido reafetadas para outro tipo de atividades. A oferta educativa cobre o jardim de infância e o 1º ciclo desde o 1º ao 4º ano.

A Escola Básica c/ Jardim Infantil de Conceição - Tavira, situa-se na localidade de Conceição de Tavira, num edifico com várias décadas e serve a população dessa área geográfica, oferecendo quer a valência de jardim de infância quer o ensino básico do 1º ao 4º ano. Pertenceu ao Agrupamento Vertical de Escolas D. Paio Peres Correia.

A Escola Básica de Cabanas, situa-se na localidade de Cabanas de Tavira, num edifico com algumas décadas e, em 2015 sofreu obras de reabilitação essencialmente no setor da cantina (serviço das refeições). Serve a população dessa área geográfica e a oferta educativa cobre o ensino básico do 1º ao 4º ano. Também pertenceu ao Agrupamento Vertical de Escolas D. Paio Peres Correia.

Em 2013, por determinação superior e para efeitos de reorganização da rede escolar, o Ministério da Educação e Ciência criou o Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia, agregando a Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia e o Agrupamento Vertical de Escolas D. Paio Peres Correia.
A composição atual incorpora a Escola Básica de Cabanas - Tavira, a Escola Básica c/Jardim Infantil de Conceição - Tavira, a Escola Básica da Horta do Carmo, a Escola Básica 2,3 D. Paio Peres Correia  e a Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia na qual se encontra instalada a sede do Agrupamento.
  
Última actualização: 2017-05-22 18:23:05